segunda-feira, 16 de janeiro de 2012



PORTO ALEGRE SEDIARÁ II ENCONTRO BRASILEIRO DE SECRETÁRIOS DE MEIO AMBIENTE




Encontro, intitulado "Articulação Política pela Sustentabilidade", reunirá secretários estaduais e municipais do meio ambiente nos dias 25 a 27 de janeiro no salão nobre do Ministério Público do Rio Grande do Sul.


Reeditando uma articulação entre a Comissão de Meio Ambiente da Câmara, Centro de Altos Estudos em Sustentabilidade da Academia Brasileira de Filosofia, ABEMA (entidade que reúne as secretarias estaduais de Meio Ambiente), ANAMMA (a qual reúne as secretarias municipais), e da Secretaria de Assuntos Estratégicos e do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República, estará sendo realizado em Porto Alegre, no salão nobre do Ministério Público do Rio Grande do Sul II ENCONTROBRASILEIRO DE SECRETÁRIOS DE MEIO AMBIENTE, intitulado "Articulação Política pela Sustentabilidade", o qual reunirá nos dias 25 a 27 de janeiro os secretários estaduais e municipais do meio ambiente de todo o Brasil, durante a realização do Fórum Social Mundial Justiça Ambiental e Social.
O Encontro tem como Presidente de Honra a ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira, e como Homenageado in memorian o ex-Ministro do Meio Ambiente e ganhador do Prêmio Nobel alternativo, o gaúcho José Lutzenberger, ao qual será concedido postumamente o título de "Doutor Honoris Causa" da Academia Brasileira de Filosofia na abertura do evento. O homenageado será representado por sua filha, Lara Lutzemberger, Presidente da Fundação Gaia.
A ministra Izabella proferirá a Conferência Magna de Abertura do encontro, onde fará um apanhado geral do estado das coisas na área ambiental brasileira com vistas a RIO+20 intitulada "Articulação Política pela Sustentabilidade: Desafios e Perspectivas para a RIO=20".Outro nome de peso já confirmado na abertura doe vento é o Presidente Emérito do Instituto Ethos e idealizador do Forum Social Mundial, Oded Grajew, o qual falará sobre "Articulação Política pelas Cidades Sustentáveis".
O evento promete ser o grande polo de discussão da proteção ao meio ambiente e do desenvolvimento sustentável neste segundo semestre no Brasil. Serão debatidos temas centrais como segurança alimentar, novo modelo de licenciamento ambiental, implantação da política nacional de resíduos sólidos e o pacto brasileiro de recursos hídricos, entre outros. Para o coordenador-geral do evento, e presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados, Deputado Giovani Cherini (PDT/RS): "O evento já é um sucesso pela grande articulação feita. Estamos reeditando a parceria vitoriosa que lotou de secretários de meio ambiente do Brasil inteiro o auditório Nereu Ramos em Brasília em outubro, na primeira edição do evento." Estarão reunida no evento as entidades representativas do meio ambiente, a Câmara, a Academia Brasileira de Filosofia, STJ, TCU. OAB, CNA, CNC, CNT, PNUD, Frente Ambientalista, três ministérios e dois órgãos da Presidência da República para juntos discutirem a sustentabilidade.
Ao final do encontro, na manha do dia 27, os secretários se reunirão em Assembleia-Geral para redigirem a Carta de Brasília, a qual será entregue aos presidentes da Câmara e do Senado e para a Presidenta Dilma. O encontro será encerrado com a conferência do Subsecretário-Geral das Nações Unidas e Diretor-Geral do PNUM, o diplomata alemão Achim Steiner, gaúcho de nascença.
As inscrições são gratuitas, através do email: meioambientecamara@gmail.com e maiores informações no site www.abema.org.br e pelos fone (51) 3221 - 9711.

Nenhum comentário:

Postar um comentário