sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Museu do Lixo traz à tona um pouco da história da Imigração italiana em Caxias do Sul

Quem visitar o Museu do Lixo (Casa 8 da Réplica), durante a Festa Nacional da Uva 2012, vai encontrar um pouco da história da imigração italiana. O espaço - uma iniciativa da Codeca - expõe objetos antigos como aparelhos de televisão que, em 1972, transmitiam o desfile da Festa Nacional de Uva em cores - primeiras imagens coloridas da TV Brasileira. A visitação segue os mesmos horários de funcionamento do parque, - segunda a sexta das 14h às 22h – sábados e domingos das 9h às 22h. 
O Museu do Lixo oferece novidades logo na entrada, onde um grande painel revela aos visitantes a origem dos objetos expostos e as histórias de vida que eles carregam. Os utensílios, móveis e livros foram agrupados por tema, tornando a visita mais agradável. As paredes ganharam painéis que contam a história dos 35 anos da CODECA, além de abrigar fotos e pequenos objetos. 
“O acervo do Museu tem basicamente duas origens: objetos resgatados do lixo por colaboradores da CODECA ou doados por famílias da região”, explica o Diretor Presidente da CODECA, Adiló Didomenico, que também é diretor de Infraestrutura da Comissão Comunitária da Festa da Uva. 
O Museu integra o Programa de Educação Ambiental “Caminhos do Lixo”, cujo roteiro inclui visitas à Codeca, ao Aterro Sanitário São Giácomo e a uma associação de recicladores. Somente em 2011, mais de 13 mil pessoas participaram de atividades ligadas ao Programa. Após a Festa da Uva, o espaço permanecerá disponível para visitas mediante agendamento. Os contatos podem ser feitos pelo telefone 3224-9300.
Depto. de Comunicação e Marketing -Codeca
http://www.codeca.com.br/noticias_noticias_da_codeca.php?noticia=701

Nenhum comentário:

Postar um comentário